domingo, 30 de agosto de 2015

Para Anas e Mias


Olá galera! 

Passei aqui para deixar um recadinho... 

Você é daquelas que se olha no espelho e se acha gorda como uma vaca, e quer mudar essa história, então mude, mas faça com saúde, através de esportes, alimentação equilibrada com frutas, verduras, legumes entre outros. Lembre-se que precisa de orientações de um profissional da saúde. 

Essa história de enfiar o dedo na garganta e vomitar não leva a nada, quer dizer leva sim a doenças e até a morte. Você já ouviu falar em anorexia e bulimia? 

A anorexia é um transtorno do comportamento alimentar, onde a pessoa se alimenta de forma errada, fazendo dietas loucas, alega não ter fome, vive comendo alimentos de teor calórico baixo, para perder peso. Perde realmente, mas acaba ficando em estado de desnutrição, pois perdem muitos eletrólitos, principalmente o potássio que é essencial para o funcionamento muscular e cardíaco, como também vitaminas, e até mesmo interfere no crescimento do indivíduo. 

Já na bulimia é um transtorno alimentar com episódios de ingesta de grande quantidade de alimentos, após tem comportamentos inadequados como: vômitos, uso de laxantes, diuréticos ou ainda outros medicamentos, jejuns e exercícios excessivos sem nenhuma orientação.  

  A pessoa com este transtorno pode vir a apresentar fadiga, queda de cabelos, pele seca, constipação, dor abdominal, inflamações anais, dormência, intolerância ao frio, ausência dos ciclos menstruais e infertilidade, aumento da ansiedade e da impulsividade, abuso de drogas ilícitas e álcool, promiscuidade sexual e risco de suicídio. 

Por isso minhas amigas busquem seus objetivos com segurança e determinação um corpo saudável é garantia de felicidade. 

sexta-feira, 31 de julho de 2015

A busca da identidade na adolescência


Durante a adolescência existe uma etapa de desenvolvimento constituída com a identidade pessoal. Todos os adolescentes começam a refletir sobre si mesmo e sobre os outros, tentando se adaptarem ao fato de não serem mais crianças e nem adultos.

Nesta transformação, o adolescente procura criar e manter laços de amizade e de intimidade mais profundas com seus pares. Diante disso, os estudos indicam que a ansiedade e angústia fazem parte dessa transição, gerando muitas vezes impulsividade, rebeldia e/ou isolamento. Buscar a identidade para saber quem espera se tornar no futuro, é uma das mais importantes e difíceis tarefas da adolescência. Colocar um sentido em tudo isso seria como um elo da infância com o futuro, bem como aquilo que o indivíduo pensa que é e aquilo que ele quer ser. Portanto a criação da identidade é única, por isso devemos estar integrados, buscando conhecimento para dar devido apoio aos adolescentes com o olhar mais atento em situações atuais do dia-a-dia, sempre respeitando sua privacidade. Essa compreensão é um dever dos profissionais da saúde, pais e também da sociedade.

Fonte:
HABIGZANG,L.F., DINIZ, E, KOLLER, S.H. Trabalhando com Adolescentes: Teoria e Intervenção Psicológica. Porto Alegre, 2014

Bem Vindos!

Prezados!

Bem vindos ao Blog Saúde do Adolescente.
Aqui você encontrará informações sobre esta fase de desenvolvimento marcante na vida de todos: a adolescência.
Este blog foi criado pela Prof. Edna Martins a fim de compartilhar informações sobre a disciplina Saúde do Adolescente da FACCAT.
Sejam todos bem vindos!!

Aguardem as novidades!!!

Edna